IMPORTANTE | NOTA AGO/2020: Agradecemos a todos pelo engajamento nesse período que passamos desde 17 de março e informamos que, tendo em vista o cenário de incertezas que ainda vive o mundo em relação a Pandemia da Covid-19 e, em especial a preocupação com a saúde de todos os participantes, a Comissão Organizadora optou em não realizar o evento na data previamente reagendada ….. Continue lendo>>

NOTA MAR/2020: Acompanhamos dia a dia os desdobramentos do “Coronavírus” na Ásia, Europa, nos EUA e agora no Brasil. Tivemos reuniões com Michele Scheinkman e diretores da FTSA e em virtude dos desdobramentos, dando origem a uma pandemia; conclui-se que há necessidade do ADIAMENTO do WORKSHOP INTERNACIONAL. Continue lendo>>


 

O Workshop Internacional ocorre anualmente e é organizado pelo Instituto da Família – FTSA como promoção de ações para a capacitação do conhecimento e a troca de experiências entre profissionais e estudantes em diversas áreas.

Este é um Módulo Internacional que faz parte da matriz curricular do curso: Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família. Está aberto a outros profissionais e estudantes de graduação das áreas: Biológica, Humanas, Social ou Saúde, que queiram aprimorar seus conhecimentos.

Para 2020, no Workshop Internacional teremos a presença de Michele Scheinkman, LCSW. Mestre. Psicoterapeuta especialista em Terapia de Casal e Família. Membro do corpo docente no Ackerman Institute for the Family, New York. Ex-diretora do Centro de Formação no Chicago Center for Family Health – University of Chicago. Foi consultora multicultural no Roberto Clemente Center, no East Village, NY. Ao longo de sua carreira ministra workshops nos Estados Unidos, America Latina, Europa e Ásia.

Seus artigos sobre terapia de casais tornaram-se peças centrais na maioria dos programas de treinamento nos EUA e os mais recentes são: Intimacies: An Integrative Multicultural Framework for Couple Therapy [2019]; Breaking the Mold: Sculpting Impasses in Couples’ Therapy com Peggy Papp and Jean Malpas [2013]; Disarming Jealousy in Couples Relationships: A Multidimensional Approach com Denise Werneck [2010]; The Multi-level Approach: A Road Map for Couples Therapy [2008]; Beyond the Trauma of Betrayal: Reconsidering Affairs in Couples Therapy [2005]; The Vulnerability Cycle: Working With Impasses in Couple Therapy com Mona Fishbane [2004] pela Family Process. Tem outras publicações como: Foreign Affairs: Infidelity has Different Meanings in Different Cultures [2010] pelo Psychotherapy Networker.

O tema é “”Do Impasse  a intimidade: Um enfoque integrativo e multicultural para a terapia de casal” e acontecerá em outubro, no Centro de Eventos da FTSA

Durante o Workshop serão apresentados dois conceitos básicos para orientar o terapeuta a facilitar a busca de intimidade, minimizando imposição de valores culturais e alinhando o trabalho terapêutico com o desejo e carências particulares de cada casal.

1) O Ciclo das Vulnerabilidades é uma ferramenta teórica e clínica para auxiliar o terapeuta a transformar impasses de casais, auxiliando-os a saírem de posições reativas para um diálogo construtivo sobre o que almejam ter.

2) O conceito multicultural de Intimidade é um enquadre teórico e clínico para orientar o terapeuta em como pensar sobre a intimidade, para que possa explorar significados exclusivos de cada parceiro. O conceito proposto leva em conta diversos processos relacionais que podem vir a ser necessários para a sustentação e resiliência da intimidade ao longo do tempo.

NOTA: Assim que a nova data for confirmada, informaremos a Programação e os Valores para novas inscrições.

SECRETARIA EXECUTIVA DO EVENTO
Instituto da Família – FTSA
ifamilia@ftsa.edu.br | www.facebook.com/ifamilia.ftsa | instagram.com/ifamilia.ftsa