Os Módulos Temáticos fazem parte da grade curricular do curso de Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família, ocorrem semestralmente e são organizados como promoção de ações para a atualização do conhecimento de profissionais graduados e pós-graduados nas áreas afins. Ou seja, está aberto a outros profissionais, em especial aos alunos e ex-alunos do Instituto da Família. Podem candidatar-se: Profissionais graduados nas áreas da ciência: Biológica, Humana, Social e Saúde..

Próximo Módulo
Tema: A família e os transtornos psiquiátricos na infância e adolescência

Docente: Diego Augusto Nesi Cavicchioli – Mestre em Psiquiatra e Psicologia Médica – UNIFESP/SP. Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência. Especialista em Psiquiatria. Professor Assistente do curso de Medicina – UEL/PR. Médico Psiquiatra Geral e Psiquiatra da Infância e Adolescência. CRM 23813. Londrina, PR.

EMENTA – Os transtornos mentais e comportamentais iniciam-se em sua maioria antes dos 18 anos de idade. Portanto, a família toda é envolvida ao longo do processo da doença mental, com relações bidirecionais e complexas, que podem ser mantenedoras, agravadoras ou protetoras do desenvolvimento psicopatológico. Os transtornos mentais iniciados na juventude apresentam uma miríade de apresentações com grande complexidade interdisciplinar e reconhecê-los e discriminá-los entre si e do desenvolvimento normal costuma ser tarefa difícil e árdua.

JUSTIFICATIVA – Conhecer os principais transtornos mentais na infância e adolescência possibilita o profissional de saúde a atuar de forma preventiva e terapêutica, evitando a progressão de transtornos mentais não tratados e as suas consequências deletérias. Há muita desinformação e ignorância mesmo entre profissionais de saúde a respeito dos transtornos mentais e seus tratamentos e quanto mais profissionais bem formados tivermos, melhor será a assistência e menor o estigma com pacientes e familiares.

OBJETIVOS: Fornecer informações baseadas em evidências científicas do estado do conhecimento atual sobre os principais transtornos psiquiátricos da infância e adolescência (diagnóstico e linhas gerais de tratamento). Identificar sinais de alerta de desenvolvimento de transtornos mentais. Indicar corretamente encaminhamentos para as devidas intervenções quando necessário.

Data: 23 e 24 de setembro
Horário: Sexta-feira: das 19h às 22h30. Sábado: das 8h30 às 12h e das 13h10 às 16h.
Valor: R$290,00
Pagamento: Pagamento pelo PagSeguro com cartão de crédito, acesse em link abaixo.

Desistência: Após efetuar a inscrição, o valor dela só será devolvido mediante justificativa feita por escrito (e-mail), com no mínimo 24 horas de antecedência. O inscrito será ressarcido em 80% do valor pago, no prazo de 30 dias (úteis) após o módulo.

Inscrição: A inscrição poderá ser realizada até 20 de setembro.

A inscrição é intransferível. E as vagas limitadas!

Mais informações por e-mail ifamilia@ftsa.edu.br ou telefone (43) 3371-0200.

 

Inscrições encerradas