A Neuropsicologia é uma área de atuação que cresce a cada dia, mas, ainda há muitas dúvidas por parte daqueles que desejam se especializar. Nós reunimos aqui as principais perguntas que podem ajudar você a conhecer melhor este curso, e a se decidir por esta pós-graduação que possibilita obter novas ferramentas para sua carreira profissional.

Saiba +

A Neuropsicologia é uma das especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)?
SIM. Além da Neuropsicologia, o CFP reconhece as especialidades em Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Psicologia em Saúde e em Avaliação Psicológica.


Fazer a especialização pelo Instituto da Família permite que você registre a sua especialidade junto ao CFP, fazendo-o constar na Carteira de Identidade Profissional (CIP).

A especialização em Neuropsicologia só pode ser cursada por psicólogos?
NÃO. A Neuropsicologia é uma área interdisciplinar e constitui-se como um campo de trabalho e investigação de várias áreas do conhecimento e de atuação profissional, que se interessam pelas relações entre funções mentais e sistema nervoso central, dentro de um universo mais amplo, denominado Neurociências.


Por isso, na especialização do Instituto da Família podem candidatar-se ao curso psicólogos e profissionais da área da saúde.

Um grande diferencial do psicólogo que atua dentro da Neuropsicologia é poder utilizar os instrumentos restritos?
SIM. Os testes neuropsicológicos são instrumentos fundamentais para a prática clínica e de pesquisa em Neuropsicologia e devem ser entendidos como um dos meios através dos quais é possível traçar inferências sobre as relações entre a atividade cerebral e seus correlatos cognitivos e comportamentais.


Vários desses instrumentos são de uso exclusivo do profissional da Psicologia, o que significa que somente esse tem acesso e conhecimento para usar tal instrumento.
Na especialização do Instituto da Família, os dois últimos semestre correspondem ao estágio supervisionado, no qual o aluno avaliará e produzirá o laudo psicológico de dois casos (um de um adulto/idoso e outro de uma criança/adolescente), com aulas dedicadas a capacitar o aluno para uso de vários desses instrumentos.

O neuropsicólogo só aplica testes psicológicos?
NÃO. Esse profissional utiliza vários tipos de instrumentos e técnicas para a coleta de dados. Assim, além da aplicação de instrumentos padronizados como testes e escalas, a observação, o contato com outros profissionais que acompanhe aquela pessoa, entrevista com familiares e a aplicação de tarefas ecológicas podem fazer parte da atuação desse profissional.


Durante o estágio supervisionado da especialização em Neuropsicologia do Instituto da família, além da supervisão dos casos que estão em atendimento, as aulas são dedicadas para instrumentalizar o aluno a usar os diferentes recursos possíveis para avaliação de diferentes demandas.

O neuropsicólogo pode trabalhar com todas as faixas etárias?
SIM. Cada faixa etária guarda uma especificidade e demandas mais comuns de atuação. Na infância, por exemplo, é comum que as crianças sejam submetidas às avaliações para investigar a presença de algum transtorno (como os de aprendizagem, transtorno do espectro do autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, entre outros), mas o neuropsicólogo poderá atuar com todas as faixas etárias ou até mesmo escolher uma mais específica.


Pensando nessas possibilidades de atuação o curso do Instituto da Família tem módulos que abrangem aspectos de diferentes faixas etárias, explorando o desenvolvimento neuropsicológico, transtornos de aprendizagem, deficiência, transtornos psiquiátricos, epilepsia, oncologia, lesão encefálica adquirida, neuropsicologia do envelhecimento, demências e afins.

O neuropsicólogo atua somente em clínicas?
NÃO. A neuropsicologia clínica é uma das áreas mais conhecidas de atuação, mas esse profissional pode atuar também na área hospitalar, escolar, jurídica e na parte acadêmica.


Levando em conta a diversidade de áreas, o Instituto da Família colocou na grade da especialização módulos específicos, tais como o de Neuropsicologia Forense, para permitir que o aluno tenha contato com o maior número possível de áreas dentro da Neuropsicologia.

Como são realizados os encaminhamentos para a avaliação neuropsicológica?
DE FORMA DIVERSA. Mesmo ainda sendo uma especialidade relativamente recente, muitos profissionais de outras áreas já requisitam a atuação desse profissional junto a muitos casos. Assim, pode-se citar os encaminhamentos de escolas para avaliar as dificuldades de aprendizagem de alunos; encaminhamentos de psiquiatras e neurologistas para confirmar diagnósticos como Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), Esquizofrenia, Transtorno de Personalidade, Demências, assim como na avaliação pré e pós-operatória em vários tipos de tratamento cirúrgico cerebral, como nos casos de Epilepsia. Além dos encaminhamentos de outros profissionais, algumas pessoas procuram esse profissional para entender melhor aspectos sobre suas características de personalidade, cognição e comportamento.


O aluno da especialização do Instituto da Família tem aulas com diversos profissionais, possibilitando o networking e relatos de casos, como médicos e fonoaudiólogos, e tem vários módulos diferenciados abrangendo variadas temáticas para atender a diversidade de encaminhamentos que podem existir.