Workshop 2023 tratou sobre tema inovador: a Psicologia do Dinheiro – Instituto da Família – FTSA

Workshop 2023 tratou sobre tema inovador: a Psicologia do Dinheiro

O dinheiro e as relações
10 de fevereiro de 2023
Baixe seu livro gratuito: Ensaios sobre masculinidades na atualidade
13 de junho de 2023
O dinheiro e as relações
10 de fevereiro de 2023
Baixe seu livro gratuito: Ensaios sobre masculinidades na atualidade
13 de junho de 2023

Workshop 2023 tratou sobre tema inovador: a Psicologia do Dinheiro

“O dinheiro é uma metáfora dos desencontros”, por isso merece uma atenção especial principalmente dos profissionais que atuam na área de ajuda à casais e famílias

A edição 2023 do Workshop promovido pelo Instituto da Família – FTSA – “Casais & Dinheiro” – reuniu, nos dias 28 e 29 de abril, mais de 130 profissionais de diversas áreas para ampliar a compreensão da relação dinheiro e saúde emocional e relacional. Foram dois dias de imersão, troca de experiências e descobertas sobre a Psicologia do Dinheiro, teoria ainda pouco conhecida no Brasil.

Com o objetivo de quebrar tabus sobre o tema do dinheiro, esclarecer mitos e verdades e promover uma reflexão sobre como o dinheiro impacta às relações no casamento e na família, Dra. Valéria Meirelles, Doutora e Mestre em Psicologia Clínica, falou sobre “Múltiplas formas de convivência na sociedade contemporânea. Estilo financeiro do casal, regime de partilha de bens, manejo do dinheiro no cotidiano, uso do dinheiro com filhos e família extensa”.

“A Psicologia do Dinheiro é uma teoria que se dispõe a estudar de forma multidisciplinar os comportamentos monetários dos indivíduos, suas irracionalidades no uso do dinheiro que transcendem as explicações lógicas no processo de tomada de decisão, bem como suas influências no comportamento humano” – explica Dra. Meirelles, pioneira em Psicologia do Dinheiro no Brasil.

“Falar sobre dinheiro vai além, é sobre acordos, planos, sonhos, objetivos, medos e tantas outras coisas”

Ainda segundo ela, “o dinheiro é uma metáfora dos desencontros”, por isso merece uma atenção especial principalmente dos profissionais que atuam na área de ajuda à casais e famílias. E foi pensando nisso que, a Dra. Valéria e o Instituto da Família – FTSA promoveram também uma atividade vivencial onde foram trabalhadas “As questões financeiras intergeracionais da família do terapeuta”.

“Foi enriquecedor participar do Workshop ministrado pela Dra. Valéria. Aos poucos vamos refletir mais sobre esse assunto, pois, quando falamos sobre casais e dinheiro podemos achar que é um tema fácil a ser conversado. Mas, não é! Falar sobre dinheiro vai além, é sobre acordos, planos, sonhos, objetivos, medos e tantas outras coisas. Cada indivíduo aprende de forma individual sobre dinheiro e finanças. Por isso, a educação financeira é um caminho muito importante em nossa vida individual e principalmente em casal” – resumiu a psicóloga Flávia Ananias Prado (CRP 08/22667) participante do Workshop 2023.

Dra. Valéria Meirelles – https://valeriameirelles.psc.br/