Gisele Diehl Coutinho

Psicóloga CRP 08/07644 | Londrina PR


Por que fazer a Formação em Terapia de Casal e Família? Acredito que estudar e aprender é algo de extrema importância para um profissional que deseja fazer um bom trabalho. E a FTSA nos proporciona isso! Além de serem muito competentes no que fazem, realmente são muito humanos e carinhosos com seus alunos. A Formação em Terapia de Casal e Família no Instituto da Família – FTSA me ajudou muito, tanto a crescer profissional quanto pessoalmente.

Letícia Azevedo Silveira

Psicóloga CRP 08/15723 | Matelândia PR


Há 12 anos sonhava realizar a pós-graduação em casal e família. Antes mesmo de sair da faculdade de psicologia, descobri o Instituto ao pesquisar sobre o curso e me encantei. Por diversas razões demorei para iniciar, mas batalhei para estar aqui hoje. Investimento de tempo e recursos, agendas canceladas na clínica, muitas horas na estrada, noites em hotel, filhos com o pai, cansaço físico mas, eu venci! Percorri mais de 27 mil km nesses três anos de curso, mais de 200 horas na estrada, mas acredite, eu faria tudo novamente! Todo esforço foi recompensado. Sou uma profissional muito mais capacitada e habilitada para o exercício da minha função.

Thais F. F. dos Reis

Psicóloga CRP 08/25130 | Londrina PR


O curso foi enriquecedor para minha vida pessoal e profissional. Trouxe muitas experiências e técnicas para minha vida profissional, devido aos atendimentos e supervisões que fazemos pela faculdade. Os professores são ótimos, nos ajudam a ter um olhar diferente sobre a vida, nossos horizontes são abertos e há muita quebra de paradigmas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Concluo o curso com sentimento de gratidão por tudo que foi aprendido e ensinado. É um investimento para a vida.

Pérolla Monteiro

Psicóloga CRP 08/29004 | Londrina PR


No início do curso tivemos uma dinâmica para desenharmos como nos víamos como profissionais naquele momento e eu desenhei um pequeno broto com raízes fortes. O curso de formação em Terapia de Casal e Família me fez enxergar quem eu poderia ser como profissional, e ao longo do curso, fui aprendendo e crescendo. A troca de experiências com outros profissionais, os ensinos e orientações de cada professor me fez crescer ainda mais. Eu termino o curso com um novo desenho, uma árvore, não mais um broto, com as mesmas raízes fortes, mas agora com alguns frutos. Sei que ainda tenho mais para crescer, no decorrer da minha profissão, sei que serei podada para dar novos frutos. Agradeço toda a excelência da equipe do Instituto da Família – FTSA que me impulsionou nesse crescimento e evolução profissional. Me encontrei como terapeuta de casais e família na abordagem sistêmica.

Rute Leal

Psicóloga CRP CRP 08/25335 | Londrina PR


A Formação em Terapia de Casal e Família contribui para o profissional perceber o ser humano de modo holístico, proporcionando uma transformação psicossocial mais satisfatória. Oferece a oportunidade para o profissional experimentar um olhar mais profundo e límpido sobre si mesmo. Isso me fez melhorar como pessoa, refletindo no meu trabalho clínico-terapêutico e me ajudando a crescer na capacidade de avaliar situações de maneira ampliada nas diversas famílias e casais que atendo. Quando entrei no curso estava saindo da graduação em psicologia e pensei que não conseguiria levar até o final, contudo percebo que foi o melhor momento para fazer essa especialização.

Izildinha M. F. Spila

Psicóloga CRP 15616 | Londrina PR


A Formação em Terapia de Casal e Família me forneceu aportes teóricos e práticos que auxiliam muito na prática clínica, e na vivência pessoal. Muitas reflexões foram realizadas e mudanças importantes foram iniciadas. Esse curso me trouxe muitos ganhos dentro da área acadêmica, na prática e a companhia de ótimos professores sempre prestativos, bem como de novos colegas, do mesmo ofício, que agora fazem parte da minha caminhada. Agradeço e recomendo.

Clarissa Sanchez

Capelâ e Doula da Morte | Ong Tok de Amor Londrina PR


Graduada e pós-graduada em Teologia na FTSA, Clarissa não esconde o seu amor pela faculdade, mas, segundo ela o curso de Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família ampliou a suas habilidades no seu trabalho como capelã na Ong Tok de Amor, da qual é fundadora. “Posso afirmar que o curso superou todas as minhas expectativas! As aulas e as supervisões são excelentes! Pude conciliar a teoria aprendida com a prática, o que me deu mais suporte e confiança para os atendimentos. Atender casais e famílias é desafiante, mas observar os benefícios e a melhora nas relações é muito gratificante.”

Guilherme Demori

Capelão em Centro de Recuperação | Palhoça SC


A FTSA me oportunizou uma experiência única, com a pós-graduação em Aconselhamento Familiar. Me sinto mais bem preparado para servir no Reino de Deus, aconselhando as pessoas em diferentes contextos. Eu tinha um conhecimento raso na prática de aconselhar, especialmente para o local onde eu trabalho, onde fui colocado para aconselhar homens que sofriam com a dependência química. Entendi que precisava de uma base mais teórica, prática e profunda para melhorar o meu atendimento. Compreendi a importância de fazer uma especialização em aconselhamento que ampliasse meu conhecimento e foi aí que a Faculdade Teológica Sul Americana, com apoio do Instituto da Família, contribuiu de forma expressiva nesta minha busca. Agradeço aos professores por nos ensinar e colocar em nossas “mochilas” as ferramentas necessárias, pelas vivências que despertam habilidades, para que de uma forma significativa levemos o conhecimento adquirido a todos os contextos que Deus nos chamar para servir.

Fábio Magalhães dos Santos

Assistente Social CRESS 11ª Região - 9838 | Cianorte PR


Quando comecei o curso tinha dúvidas sobre o que exatamente encontraria nesta formação, mas minhas expectativas foram ultrapassadas. Faltam palavras para descrever, foi um divisor de águas. Posso afirmar que o curso me proporcionou uma nova maneira de enxergar a família, de forma sistêmica, e de lidar com as questões conflitantes. Levo na bagagem muitas histórias e experiências, o acúmulo de conhecimento em um self aperfeiçoado. Muitos foram os ganhos, relacional, interpessoal. Além disso, acredito que, em razão de ter concluído essa especialização sinto-me mais confortável e mais confiante para o exercício da função como profissional. Claro, pretendo sempre estar me atualizando para oferecer o melhor para aqueles que me procurarem como terapeuta de casal e família.

Juliana Cereda

Psicóloga CRP 08/10046 | Londrina PR


Sinto-me mais profissional e mais segura nos atendimentos, já não fico tão ansiosa quando início um atendimento com um novo casal, entendo melhor as dinâmicas dos casais e das famílias e consigo apontar dados de estudo nos atendimentos, o que considero um crescimento teórico e prático. Durante as supervisões cada detalhe foi importante para o aprendizado, como o direcionamento prático sobre cada caso, uma técnica diferente que poderia ser usada, uma pergunta nova a ser feita, o olhar diferente de um outro aluno, enfim, tudo contribuiu para ampliar a visão e percepção nos atendimentos. É importante citar os excelentes profissionais que fazem parte desse curso, todo com muita experiência. A formação também me proporcionou crescimento pessoal, ajudando-me a entender melhor o momento delicado que passei, durante a realização do curso, e a lidar melhor com minhas próprias questões de vida e de família. Sou eternamente grata por tudo que aprendi e pelo tanto que cresci. E recomendo esta formação a todos os profissionais da psicologia.

Amanda Caroline Alves

Psicóloga CRP 08/24234 | Maringá PR


A Formação em Terapia de Casal e Família me permitiu crescer em diversas áreas, para além da profissional, como também pessoal, familiar, social, espiritual e de saúde mental. Tive uma afinidade muito grande com a supervisora do curso e colegas de classe, que possuem diferentes formações acadêmicas e experiências profissionais. Estas trocas foram muito enriquecedoras, cheias de acolhimento e empatia sem medida. O curso que, alinha teoria e prática, me ajudou a ter um olhar mais sistêmico para questões importantes no trabalho terapêutico, com técnicas assertivas que contribui nas demandas diárias de atendimento. Considero que foi uma ótima escolha ter me matriculado no Instituto da Família.

Monica Carvalho Costa

Jornalista e Teóloga | Londrina PR


Quem me vê trabalhando na área de comunicação da FTSA, não imagina que alimento grande interesse pelos temas que envolvem família e comportamento humano. Sempre participo atentamente dos módulos abertos, dos workshops internacionais com preletores fantásticos e dos eventos promovidos pelo Instituto da Família. A minha mais recente e incrível experiência foi realizar o Curso de Capacitação em Neurociências Relacional e Psicoterapias. Abriu minha mente e me fez "ver" e pensar além. Os professores são muito capacitados e te impulsionam a encontrar novas descobertas na neurociências. Há muitos mitos em relação ao cérebro humano que ainda precisam ser desmitificados, mas, para mim alguns já foram vencidos. Agora consigo analisar melhor algumas questões quanto ao comportamento. Agradeço imensamente a oportunidade de vivenciar esse aprendizado. Sem dúvida, uma oportunidade que eu recomendo sempre!

Solange L. de Lima Binotto

Psicóloga CRP 08/20082 | Ponta Grossa PR


O curso de Terapia de Casal e Família faz você crescer como pessoa e como profissional. Fazer o curso me trouxe a certeza de que estava no caminho certo. A instituição é séria, humana, e acima de tudo preza por ensinar o que há de melhor para os alunos, sempre! E sempre trazendo profissionais capacitados que nos incentivam a continuar aprendendo. Sempre muito atenciosos com os alunos e atendendo de forma profissional. Para descrever a experiência, faltam palavras e faltam páginas. Só tenho que agradecer o grande prazer que foi estudar nessa instituição, marcou minha história de vida; dentro da minha família e também dentro do meu casamento foi muito aprendizado. Gratidão resume tudo!

Eizangela Gonçalves Arantes

Psicóloga CPR 08/19945 | Maringá PR


Sou imensamente grata por fazer parte desta formação. Não imaginava o quanto seria importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Foi realmente uma experiência, com pessoas extremamente qualificadas e que possibilitaram o meu desenvolvimento teórico e prático. Encontrei um lugar acolhedor e que faz justiça ao seu nome: Instituto da Família.

Flávio Augusto Galhardi Sobrinho

Bacharel em Teologia | Londrina - PR


Fiquei muito satisfeito com o andamento do curso de pós-graduação do Instituto da Família - FTSA; pena que acabou. Mas não parei, estou dando continuidade com uma nova graduação, agora em psicologia; pois uma identidade foi formada em nós. Continuo preocupado e engajado no empoderamento e na promoção de saúde emocional das famílias. O vínculo formado possibilitou segurança e empatia com os temas abordados.

Carmen Lúcia Garcia Silva

Psicóloga CPR0817164 | Maringá - PR


Quando decidi fazer esta formação, eu não tinha noção do quanto ampliaria meu olhar, meu conhecimento para atuar como terapeuta. Foi uma experiência muito gratificante; pude conhecer pessoas maravilhosas que não retiveram seus conhecimentos e sempre foram autênticas, afetuosas e comprometidas com o ensino. Obrigada a essa instituição por proporcionar ensino de qualidade e com muita competência.       .

Michelle Mansano

Psicóloga. CRP 08/28682 | Cambé - PR


Aluna do curso de Especialização em Desenvolvimento e Orientação da Família. Durante o curso viveu experiências marcantes na vida pessoal e acadêmica. Firme no seu propósito de buscar mais conhecimento, não desanimou mesmo quando as dificuldades da vida surgiram na caminhada. Em seu depoimento contou que a maior contribuição para seu crescimento foram as experiências dos profissionais e amigos trazidas nas supervisões, bem como “os excelentes docentes e colaboradores do Instituto da família -FTSA que sempre se mantiveram acessíveis”. E prossegue em seu relato: “Através da Especialização pude crescer como ser humano e profissional. O curso foi de extrema importância para o trabalho de fortalecimento de vínculos que desenvolvo hoje na Associação Refúgio em Cambé com mais de 250 crianças, adolescentes e suas famílias. Me ajudou a descobrir meu potencial e me motivou a novos conhecimentos. Fui surpreendida pelo desejo de conhecer mais do comportamento humano, de técnicas de aconselhamento e terapias grupais. Hoje, graças a este desejo despertado, estou estudando Psicologia para me capacitar ainda mais.”  

Rafaela Weidmann

Psicóloga CRP 08/12462 | Londrina - PR


Eu só tenho elogios para a equipe e para o curso de Especialização: Formação em terapia de Casal e Família. Para mim, as supervisões são perfeitas, quanto ao tempo, a metodologia e a maneira como acontecem. Ajudou muito ouvir aos colegas, compartilhar ideias e ferramentas de apoio para nosso aprendizado. Eu considero uma riqueza imensa. Me preocupo bastante com a funcionalidade das famílias, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade, por isso, adquirir mais conhecimento foi fundamental. Mudou meu olhar diante das famílias. Se possível fosse, eu faria este curso de novo e de novo. É uma experiência para vida pessoal e profissional. Saio com a certeza de que sou uma pessoa melhor.

Márcia Silva Barzon

Psicóloga CRP 04715 | Londrina - PR


Minha experiência com o curso de Terapia de Casal e Família foi transformadora, entrei como psicóloga e saí como uma terapeuta com imenso desejo de continuar crescendo nesta área. Foram três anos de muita inspiração e construção. O apoio e suporte de toda equipe do Instituto da Família é um ponto ponte do curso, pois, desde o acolhimento, durante o estágio, assim como nos módulos, todos sempre foram muito colaborativos. Quando iniciei o curso sonhava com a possibilidade de atuar como terapeuta, agora na conclusão, como uma profissional iniciando a caminhada, estou muito satisfeita com essa nova atuação profissional e com as novas perspectivas. Mesmo, depois de 20 anos atuando como psicóloga, sinto que minha bagagem foi muito enriquecida, não somente com meus atendimentos, mas, em cada caso que acompanhei nas supervisões do curso. Recebi valiosas informações, teorias e orientações durante este período. A aprendizagem de diversas abordagens sistêmicas ampliaram meus conhecimentos. A qualidade da maioria dos professores possibilitou a aquisição de conhecimentos de forma consistente. Sou muito grata a todas as pessoas que contribuíram na minha caminhada.

Vera Lúcia Andreussi

Psicóloga CRP 08/10150 | Arapongas - PR


Encontrei muito mais do que esperava! Diversos conhecimentos, ricas experiências e boas amizades. O curso de Especialização na Formação em Terapia de Casal e Família é muito dinâmico, prático, bem articulado, com elevado nível de conhecimento sistêmico e recheado de bons relacionamentos. A terapia sistêmica trouxe um olhar mais amplo, no que diz respeito ao tratamento terapêutico, trazendo crescimento em diversas áreas da minha vida pessoal, profissional e acadêmica. Mergulhei por três anos na busca de uma compreensão da visão sistêmica e, levo comigo uma variedade de métodos para aquisição de novas habilidades para se olhar o cliente na sua construção de mundo. O conteúdo facilitará muito também a continuidade da minha pesquisa nos atendimentos dos meus casos, bem como nos pequenos grupos em minha cidade, enriquecendo a prática ministerial com casais, que tenho juntamente com meu esposo na igreja onde atuamos.

Quezia Neves Loureiro Bruna

Psicóloga CPR 08/14894 | Mandaguari - PR


Em que áreas estou crescendo mais como resultado desta experiência? Em todas! Na minha vida conjugal, relacional, espiritual e profissional. O curso me trouxe maior encorajamento para trabalhar com família e casal; um olhar mais abrangente para a história das pessoas; uma reconsideração; uma revisão na minha forma de olhar e ver o mundo e as pessoas. Foi uma experiência muito além de simplesmente adquirir conhecimento, foi de mudanças internas, na mente e no coração; de uma expansão gratificante que vou levar para a vida toda.    

Katia Sirlene dos Santos Correa

Graduada em Pedagogia | Artur Nogueira - SP


Aluna do curso Capacitação: O Cuidado da Família - EAD  - “Já conhecia algumas teorias e conceitos, outras foram completamente novas e acrescentaram muito no meu conhecimento e estão sendo aplicados na minha vida pessoal e profissional. O conhecimento foi o primeiro ganho, mas juntamente com ele veio a coragem pra continuar estudando, buscando mais cursos. Gostaria de expressar a minha gratidão pela atenção, o carinho e a flexibilidade da equipe do Instituto da Família – FTSA quanto ao atendimento e compreensão em relação às dificuldades encontradas ao longo do curso. Isso foi fantástico!!! Continuem sendo amáveis!!! Quando solicitei um feedback mais detalhado sobre algumas avaliações , simplesmente amei os comentários. Os elogios me fizeram ter mais confiança e as correções me fizeram crescer.”  

Marcos Maestri

Psicólogo (CRP 08/05869), Doutor em Psicologia | Maringá - PR


Aluno do curso Capacitação: O Cuidado da Família - EAD - “Fiz o curso e me surpreendi pela organização, pelos professores e pela forma de apresentar os conteúdos. Além dos conteúdos serem muito atuais, a forma de abordá-los ajudou muito na compreensão e na assimilação. Posso aplicar o que aprendi na minha atuação clínica (consultório) e na orientação / supervisão de estágio na Psicologia Escolar (onde vários problemas desembocam ou aparecem na escola). Agradeço a oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre família, casais e seus aspectos subjacentes”.  

Olzinete Leite

Graduada em Administração | Brasília - DF


Aluna do curso Capacitação: O Cuidado da Família – EAD -  “Nesse curso aprendi técnicas, que auxiliam o conselheiro. Entendi que o papel do conselheiro não se resume apenas em saber ouvir, mas também em ações e respostas verbais específicas”.    

Paulo Silas Lima Martins

Graduado em Administração | Caxias do Sul - RJ


Aluno do curso Capacitação: O Cuidado da Família - EAD - “O curso no seu todo foi excelente, proporcionou uma visão holística da família contemporânea em suas novas configurações, seus ciclos, bem como as interfaces entre a família e a fé. O caminho é longo neste aprendizado, mas o primeiro passo foi dado. Parabéns aos organizadores e a todos que contribuíram para fornecer subsídios para um atendimento... eficaz. Esse me proporcionou a reflexão de conhecimentos teóricos e práticos sobre a família, suas dinâmicas e crises. As vídeos-aulas ministradas pelos educadores competentes, todos de nível excelente, forneceram subsídios para um atendimento eficaz. Tenho aplicado os conhecimentos adquiridos no atendimento às novas famílias que ‘chegam a mim’".    

Roberto Carlos de Araujo

Graduado em Ciências Econômicas| Brasília - DF


Aluno do curso Capacitação: O Cuidado da Família – EAD - “Agradeço a toda a equipe da FTSA, em especial ao Instituto da Família, pelo carinho e dedicação durante todo o curso. Encontrei o que esperava no curso: ferramentas que serão de grande utilidade no dia a dia de aconselhamento. O conhecimento de técnicas para orientação familiar contribuíram para a aplicação no acompanhamento das famílias  que acompanho”.    

Sonia Christina

Graduada em Direito | Aracaju - SE


Aluna do curso Capacitação: O Cuidado da Família – EAD - “Este curso, além de contar com um corpo de professores de excelente qualidade, trouxe um conteúdo  riquíssimo. Parabéns a todos quantos fazem parte desse projeto tão brilhante.  Apresento a Deus a minha gratidão por essa oportunidade e espero devolver a Ele aquilo que aprendi usando em prol de todos aqueles que cruzarem o meu caminho”.