Cursos de Capacitação / Extensão

MINICURSOS | Presencial e Online

Este programa oferece cursos de curta duração na área de terapia familiar, aconselhamento familiar e neurociências para profissionais da relação de ajuda, de forma a capacitar o aluno a aprofundar seus conhecimentos acerca da família e seus dilemas, por meio de temas relevantes da terapia de família, do aconselhamento familiar e da Neurociências. São organizados como promoção de ações para a atualização do conhecimento de estudantes de graduação, profissionais graduados e pós-graduados nas áreas afins. Dentre eles: • O suporte às famílias de pessoas com altas habilidades/superdotação • Dependência Emocional • Dependência Tecnológica • E outros...

MÓDULOS TEMÁTICOS | Presencial

Os Módulos Temáticos fazem parte da grade curricular do curso de Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família, ocorrem semestralmente e são organizados como promoção de ações para a atualização do conhecimento. Está aberto em especial aos alunos e ex-alunos do Instituto da Família. Podem candidatar-se: Profissionais graduados nas áreas da ciência: Biológica, Humana, Social e Saúde.

CAPACITAÇÃO: PSICOTERAPIA DE GRUPO NAS ABORDAGENS SISTÊMICA E PSICODRAMÁTICA| Presencial

O curso permite reconhecer o que é a terapia de grupo, suas vantagens e benefícios; os princípios da força do grupo (Yalom e Moreno) e como utilizá-los; conhecimento da sociometria dos grupos e das fases do desenvolvimento dos mesmos; ver passo a passo como iniciar, desenvolver e encerrar o processo; analisar diferentes recursos técnicos e suas possíveis utilizações; ver elementos, contextos e respectivas fases na aplicação das intervenções; além de cuidados importantes na escolha dos recursos e outras perspectivas. Podem candidatar-se: Profissionais graduados em psicologia e pós-graduados em psiquiatria ou terapia de casal e família.

GRUPO DE ESTUDOS: TERAPIA SISTÊMICA DE FAMÍLIA E CASAL | Presencial

Este programa tem por objetivos: difundir e ampliar o conhecimento da terapia sistêmica na comunidade local; proporcionar ao estudante de graduação ou ao profissional recém-formado a oportunidade de aprender sobre a abordagem sistêmica no atendimento de família e casal e promover a compreensão da abordagem no atendimento de família e casal e suas escolas teóricas; além de proporcionar aos alunos uma discussão teórica com aplicações práticas. Podem candidatar-se: Estudantes de Graduação (a partir do 3º ano de Psicologia ou Serviço Social) e recém-formados dessas áreas.

Cada Minicurso tem data e horário específicos, a depender da agenda do professor convidado. Acompanhe por aqui e pelas redes sociais.

Os encontros são realizados pelo Google for Education - Meet, de forma remota (aulas online em tempo real).

Atendidos os critérios para certificação, o certificado digital é liberado para download na plataforma de estudo.

SUPERVISÃO CLÍNICA: TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA I Presencial ou Online via Google Meet

Promove a continuidade ao treinamento prático de profissionais que já concluíram a sua formação e que têm interesse em aprofundar-se na compreensão dos casos, compreendendo a correlação das ressonâncias do self do terapeuta versus caso atendido. Estudar temáticas atuais e pertinentes à sua prática terapêutica. O programa tem duração de 30 horas, desenvolvidas em 10 encontros mensais de 3 horas, com grupos de no máximo 6 participantes. Podem candidatar-se ao programa profissionais pós-graduados em terapia de casal e família, em qualquer instituição formadora.

Mais informações

Objetivos
Oferecer cursos de curta duração na área de terapia familiar, aconselhamento familiar e neurociências para profissionais da relação de ajuda, de forma a capacitar o aluno a aprofundar seus conhecimentos acerca da família e seus dilemas, por meio de temas relevantes da terapia de família, do aconselhamento familiar e da neurociências, bem como possibilitar a atualização dos profissionais acerca dos temas propostos.
Justificativa
O ensino remoto tem sido aperfeiçoado e utilizado em todas as instituições de ensino e o Instituto da Família tem acompanhado esta transformação, oferecendo cursos de curta duração com certificado, com aulas online em tempo real, o que possibilita a interação entre os participantes e o professor convidado.

Mas também mantemos nossa programação de encontros presenciais, oferecendo módulos e minicursos com certificado, de forma intensiva e compacta.

Requisitos
Os cursos de capacitação de curta duração são organizados como promoção de ações para a atualização do conhecimento de estudantes de graduação, profissionais graduados e pós-graduados nas áreas afins. Podem candidatar-se: Alunos e profissionais graduados (de qualquer instituição de ensino superior) nas áreas da ciência: Biológica, Humana, Social e Saúde. É necessário possuir dispositivo com acesso à internet e ao Google Meet, preferencialmente computador/notebook visando a integração entre os professores e alunos.
Corpo Docente
O corpo docente é convidado, dentro da sua área de expertise e experiência clínica e docente. Seus nomes e currículos serão divulgados junto às informações específicas dos respectivos Minicursos.
Formato do Programa
Os encontros são realizados presencialmente ou pelo Google for Education - Meet (aulas online em tempo real).
Inscrição
Os Minicursos ofertados são independentes, em datas programadas ao longo do ano. Sendo assim a inscrição é aberta no período de divulgação de cada curso.

Fique sabendo quando um curso novo é lançado

Esta é sua oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos por meio de cursos de curta duração na área de terapia familiar, aconselhamento familiar e neurociências para profissionais da relação de ajuda. Deixe seu contato e receba mais informações.
dep_emocional-1

Novo Curso Online e com Certificado

Minicurso Dependência Emocional