O que você precisa saber para prevenir e ajudar famílias envolvidas no luto por suicídio
25 de setembro de 2024O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, é uma data que chama a atenção para a importância da prevenção e conscientização de que não existe saúde completa sem saúde mental.
Criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), a data busca promover o diálogo e combater o estigma em torno das doenças mentais, garantindo que mais pessoas possam buscar ajuda sem medo de discriminação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada oito pessoas em todo o mundo tem questões de saúde mental, sendo as mulheres e os jovens desproporcionalmente impactados. Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de algum transtorno mental, com a depressão sendo uma das principais causas de incapacidade global. Os transtornos de ansiedade também são prevalentes, afetando cerca de 264 milhões de pessoas.
O Dia Internacional da Saúde Mental busca mostrar o quanto é necessário maior investimento em políticas públicas de saúde mental, e maior engajamento também de empresas e da sociedade. O tema de 2024 destaca a necessidade de ações voltadas para a promoção da saúde mental nas comunidades, escolas e locais de trabalho. Esse movimento é essencial para garantir que, além do tratamento adequado, haja também prevenção e promoção de um ambiente saudável para todos.
É preciso lembrar de que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que devemos trabalhar em conjunto para criar um mundo onde o apoio emocional e psicológico seja acessível a todos.
Saúde mental é um direito
Em discurso no dia 10 de outubro de 2023, secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que “a saúde mental seja reafirmada e defendida como um direito humano universal para construir um mundo mais saudável onde todos possam prosperar”. Na ocasião, A Organização Mundial da Saúde e Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas divulgaram uma orientação conjunta sobre saúde mental, direitos humanos e legislação¹. O guia “Saúde mental, direitos humanos e legislação: orientação e prática”² busca apoiar os países na reforma da legislação para acabar com os abusos e aumentar o acesso a cuidados de saúde mental de qualidade.
1- https://news.un.org/
2- https://www.who.int/publications/i/item/9789240080737