Especialização: Neuropsicologia

O curso de Especialização em Neuropsicologia tem como objetivo geral: fornecer subsídios para a compreensão da relação entre o funcionamento cerebral e os aspectos da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento, proporcionando as base teórica e prática necessárias para a prática profissional.

Os objetivos específicos são:

  • Compreender de modo sistemático sobre cérebro, cognição e comportamento e entender a relação entre eles em pessoas saudáveis ou com algum comprometimento neurológico;
  • Proporcionar ao aluno base teórica e prática necessárias à aplicação das ferramentas diagnósticas e interpretação dos resultados para a prática profissional;
  • Desenvolver o raciocínio crítico sobre os instrumentos utilizados;
  • Fornecer os subsídios necessários para a montagem da bateria de testes em uma avaliação neuropsicológica;
  • Oferecer aos alunos a oportunidade do contato direto com a clínica Neuropsicológica, com a discussão e supervisão de casos clínicos;
  • Preparar para atuação em equipe multidisciplinar;
  • Delimitar as áreas de atuação das diferentes especialidades;
  • Estabelecer preceitos visando a atuação ética do profissional da área de Neuropsicologia em relação ao paciente e à sua família, à equipe multidisciplinar e aos demais profissionais envolvidos.

O curso tem duração de 514 horas (teórico-prático), desenvolvidas em 2 anos e meio; no formato semipresencial, sendo 14 módulos presenciais, 08 módulos remotos ao vivo e 04 módulos gravados.

Primeiro, segundo e terceiro semestres -

Parte teórica: Aulas uma vez por mês (sexta-feira e sábado), com duração de 12 horas.

Horários: Sexta-feira, das 16h às 22h30 e Sábado, das 8h30 às 16h.

Quarto e quinto semestres -

Parte prática (atendimentos, supervisão e orientação do trabalho final de avaliação de curso/artigo).

Aulas presenciais e supervisão de estágio uma vez por mês (sexta-feira e sábado), com duração de 17 horas.

Horários: Sexta-feira, das 13h às 22h30 e Sábado, das 8h30 às 17h30.

Importante: Horários sujeitos a alterações.

As inscrições estão encerradas!

As vagas são limitadas.

Podem candidatar-se ao curso: Profissionais graduados em psicologia.

* Sujeito a número mínimo de inscritos para abertura de turma.


Para se inscrever, o candidato precisa:

1) Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO para a seleção: clique aqui>>

2) Efetuar o pagamento da taxa da inscrição para a seleção:

• Um boleto bancário no valor de R$ 170,00 será gerado automaticamente ao preencher a ficha de inscrição.

• O comprovante do pagamento da taxa da inscrição será enviado automaticamente para o financeiro da faculdade.


NOTA: Ao preencher a ficha de inscrição, o boleto será registrado em Banco e logo após será enviado para o seu e-mail. Esse processo pode demorar 1 dia útil. Cheque a sua caixa de spam ou lixo eletrônico, se não o encontrar em sua caixa de entrada.

Qualquer problema em relação aos boletos, por gentileza, entre em contato com financeiro@ftsa.edu.br.


Importante:

• A seleção consiste em entrevista com a coordenação do curso (pessoalmente ou por telefone).

• O valor do custo total do curso e formas de parcelamento serão encaminhados por e-mail; mediante solicitação.

• A taxa de inscrição é uma taxa administrativa reembolsável, somente no caso da não formação de turma.

• Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a FTSA reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para ele.

• No caso de não fechamento de turma com o número mínimo, entraremos em contato (via e-mail) com os inscritos no prazo de até dois dias antes do início para comunicar e obter informações para a devolução da taxa administrativa.


Entregar os DOCUMENTOS exigidos:

• Cópia do diploma de graduação (autenticado - frente e verso | reconhecido pelo MEC);

• Fotocópia do RG (não vale carteira de habilitação);

• Fotocópia do CPF (vale carteira de habilitação);

• Fotocópia do Registro Profissional (CRP);

• Fotocópia do Título Eleitoral;

• Fotocópia do comprovante da última votação;

• Fotocópia do Reservista (para os homens);

• Fotocópia da Certidão Civil: Nascimento (se solteiro). Casamento (se casado). Apresentar documento compatível (se viúvo(a), divorciado(a), separado(a) ou outro

• 01 Foto 3x4 - impressa e recente – para o arquivo físico;

• 01 Foto 3x4 – digital em alta resolução – para o crachá de identificação (produzida pela faculdade).

• Requerimento de Matrícula*;

• Contrato de Prestação de Serviços Educacionais*.


*Os referidos documentos devem ser entregues pessoalmente (preferencialmente); mas também podem ser enviados por E-mail até dois dias antes do início das aulas.


NOTAS:

• Após o fechamento da turma (número mínimo de inscritos), a coordenação enviará uma correspondência (via e-mail), com instruções sobre o início das aulas.

• Junto a esta correspondência estará anexado: Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

• A Secretaria Acadêmica enviará, por e-mail, as instruções para o acesso ao Portal do Aluno (impressão dos boletos e acompanhamento do desempenho acadêmico).

• Outros documentos podem ser solicitados, se necessário.

Parte teórica (aulas remotas ao vivo e presenciais)

Desenvolvimento Neuropsicológico

Estatística Aplicada à Neuropsicologia

Introdução a Avaliação

Neuropsicológica

Introdução a Neuropsicologia

Introdução à Reabilitação

Neuropsicológica Idoso

Introdução à Reabilitação

Neuropsicológica Infantil e adulto

Neurociências, Neuroanatomia e Comportamento

Neurofisiologia Básica e das Emoções Neuropsicologia da Atenção e das Funções Executivas

Neuropsicologia da Epilepsia e da Oncologia

Neuropsicologia da Inteligência e Deficiência Intelectual

Neuropsicologia da Lesão Encefálica Adquirida

Neuropsicologia da Linguagem e os transtornos da aprendizagem

Neuropsicologia da Memória

Neuropsicologia do Envelhecimento e Demências

Neuropsicologia do Sono

Neuropsicologia Forense

Padronização, Normatização e Validade de Testes

Psicofarmacologia

Psiquiatria, Psicopatologia e Neurociências

Saúde mental do indivíduo e da família


Parte teórica (aulas gravadas)

Metodologia Científica

Workshop Internacional I - Amar com o cérebro: Integração da Neurobiologia com a terapia de casal

Workshop Internacional II - O cérebro, as compulsões e a pornografia

Workshop Internacional III - Trauma, desenvolvimento complexo: ura dos relacionamentos e do Cérebro


Parte prática (aulas presenciais)

Avaliação Neuropsicológica do Adulto/Idoso

Avaliação Neuropsicológica Infantil

Estágio Supervisionado (Adultos)

Estágio Supervisionado (Infantil)


Parte teórico-prático

Orientação do artigo (encontros presenciais)

Trabalho Final de Avaliação de Curso: Artigo

CORPO DOCENTE CONVIDADO


ADRIANA SUZART UNGARETTI ROSSI – Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP (2015). Especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma (2012). Especialista em Neuropsicologia pelo CFP (2014). Psicóloga pela UFBA (2010). Atualmente, é colaboradora do Instituto de Psiquiatria da USP-SP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Coordena o curso de Reabilitação Neuropsicológica Infantil do Centro Paulista de Neuropsicologia (NANI). Atua na clínica realizando psicoterapia analítico-comportamental e avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes e adultos. CRP 06/103610. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/2806622736504906

ANA CRISTINA PROCÓPIO DE OLIVEIRA AGUIAR – Mestre em Ciência (Departamento de Psicobiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Especialista em Gerontologia Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e pelo departamento de Geriatria da Universidade Federal de São Paulo. Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Coordenadora da Pós Graduação em Gerontologia e da Residência Multiprofissional em Gerontologia - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Trabalhou como Psicóloga (Referência Técnica) no Residencial Israelita Albert Einstein (Instituição de Longa Permanência para Idoso) (2007-2017). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Alzheimer, transtornos da memória, testes neuropsicológicos, reabilitação neuropsicológica, envelhecimento cognitivo normal e patológico. CRP 06/67982. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/5981527455507751

ANDREA OLIVEIRA BATISTA – Doutoranda em Fonoaudiologia (UNESP). Mestre em Educação (UNESP). Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Fonoaudiologia Educacional. Aperfeiçoamento em Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem. Membro do grupo de pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade, sob orientação da Dra. Simone Aparecida Capellini. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA - do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP - Marília/SP. Fundadora do CERH - Centro de Estudos e Reabilitação Humana Fonoaudióloga. CRFA 3-5435. Londrina, PR. http://lattes.cnpq.br/0193097638800491

GRACIELLY TERZIOTTI DE OLIVEIRA: Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Avaliação e Reabilitação em Neuropsicologia. Especialista em Psicologia do Trânsito. Colaboradora da Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia 8ª região. Psicóloga. CRP 08/20237. Londrina, PR. http://lattes.cnpq.br/6389518505789338

JOSÉ LUCIANO TAVARES DA SILVA - Doutor em Ciências - Fisiologia Humana. Mestre em Ciência do Movimento Humano - Fisiologia do Exercício. Graduado em Educação Física. Coordenador do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em "Fisiologia: Teoria e prática" e o Programa de Formação Complementar "Temas em Neurociências" da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. http://lattes.cnpq.br/0195143838220633

JOHN ROLLAND - MD. Doutor em Psiquiatria pela Universidade de Yale; Mestre pela Universidade de Harvard; Professor Clinico de Psiquiatria na Escola de Medicina na Universidade de Chicago; Presidente da Academia Americana de Terapia Familiar (AFTA); Supervisor Aprovado pela Associação Americana de Terapia e Casal e Família (AAMFT); Fundador e Codiretor do Chicago Center for Family Healh – Universidade de Chicago; Autor de várias publicações; Membro de conselhos editoriais de inúmeras revistas; Ministra treinamentos internacionalmente reconhecidos com seu programa de “Família, Doenças e Cuidados Colaborativos com a Saúde”. Internacionalmente reconhecido por seu “Modelo de Doenças nos Sistemas Familiares”, trabalhos clínicos e pesquisas com casais e famílias em face de enfermidades físicas e perdas; Entre outras atividades, desenvolveu e liderou um projeto internacional em Kozovo, direcionado para famílias vítimas de trauma, genocídios e perdas. Chicago, EUA.

LARISSA BOTELHO GAÇA – Doutora em Neurologia / Neurociências. Mestre em Psicobiologia. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Especialista em Neuropsicologia. Psicóloga Colaboradora do Departamento de Neurologia do Hospital São Paulo (UNIFESP - EPM), realizando avaliações neuropsicológicas em pacientes submetidos à cirurgia para tratamento de epilepsia refratária, no setor de Epilepsia. Psicóloga. CRP 08/IS-488. Londrina, PR. http://lattes.cnpq.br/0220036236991029

LINDA STONE FISH - Ph.D. pela Universidade de Purdue. Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Illinois em Chicago. Graduada em Psicologia pela Universidade de Northwestern. Diretora do programa de Pós-Graduação em Terapia de Casal e Família da Universidade de Syracuse (SU). Nova Iorque, EUA.

MARCOS LIBONI - Doutor em Ciências - Fisiopatologia Experimental. Pós-Graduado em Bioética. Especialista em Psiquiatria. Docente Adjunto e Coordenador da Disciplina de Psiquiatria do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina. Vice Coordenador da Residência Médica em Psiquiatria do HURNPR/UEL. Coordenador da Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. Médico. CRM/PR 18361. Londrina, PR. http://lattes.cnpq.br/3371688390331902

​​MARIA CECILIA BALTHAZAR​ - ​​Especialista em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. ​Especialista em Psicanálise. Especialista em Psicologia Clínica Comunitária. Pós-Graduada em Psicomotricidade Relacional. Licenciatura e Formação de Psicólogo. CRP 08/0986. Londrina, PR.

MARIA FERNANDA FARIA ACHÁ – Mestre em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (2011). Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Neuropsicóloga do Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas São Paulo. CRP 06/83376. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/4999825716593591

MARY JO BARRETT – MSW. Mestre em Serviço Social pela Universidade de Illinois. Diretora Executiva e Cofundadora do Centro para a Mudança Contextual. Docente na Universidade de Chicago, no Chicago Center for Family Health. Docente no Instituto da Família da Universidade Northwestern. Chicago, EUA.

MONA FISHBANE - PhD. Psicóloga. Diretora do Treinamento Avançado em Terapia de Casal e Família de Chicago Center for Family Health – Universidade de Chicago. Membro da Academia Americana de Terapia Familiar e autora de diversas publicações. Chicago, EUA.

PATRÍCIA EMI DE SOUZA - Mestre em Psicologia. Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Psicologia do Trânsito. Especialista em Terapia Cognitivo. Comportamental. Psicóloga. CRP 08/08665. Londrina, PR.

RAFAELA LARSEN RIBEIRO - Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Coorientadora do programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Centro de Diagnóstico Neuropsicológico. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/1357029181703038

SABINE POMPEIA – Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Psicologia – Concentração, Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Graduada em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Profa. Adjunta na área de Cognição Humana no Dep. de Psicobiologia, UNIFESP. Revisora de vários periódicos internacionais como Psychopharmacology, Farmacology Biochemistry and Behavior, British Journal of Clinical Pharmacology, Addiction (Toronto), BMC Medical Ethics, e The Quarterly Journal of Experimental Psychology. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e da Rede Nacional de Ciência para Educação. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/7010761150041393

SILMARA BATISTELA – Doutora e Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina- UNIFESP/EPM (2020 e 2011). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, psicodiagnóstico e atendimento psicoterapêutico. CRP 06/97065. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/1017416130462484

THIAGO DA SILVA GUSMÃO CARDOSO – Doutor e Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP. Especialista em Saúde Mental (IBPEX) e em Estatística Aplicada (UNINOVE). Graduado em Psicologia pela UFRB. Licenciado em Filosofia pela FBB. Psicólogo pesquisador no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN-NANI). Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua nas linhas de pesquisa: Neuropsicologia Cognitiva, Avaliação Psicológica, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental. Integrante do Grupo de Estudos Cognição e Memória do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, do grupo de pesquisa Investigação em Aprendizagem e Memória da UNIFESP. Pesquisador no grupo de pesquisa Reabilitação e Ensino em Neurociência Educacional da UNIFESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação, Avaliação Psicológica, Medidas em Psicologia, Psicologia da Saúde e Psicologia Cognitiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Paralisia Cerebral, Transtornos de Aprendizagem, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, Distúrbios do Sono (SAOS), Cognição Numérica, Neuromodulação Cognitiva e Terapia Cognitivo-Comportamental. Na área de filosofia tem experiência com Filosofia da Mente e Epistemologia. CRP 12/0099. São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/3278338196915403

VANDER PEREIRA DA SILVA - Mestre pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico – CDN. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos em Neurologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HC FMUSP. Graduado em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Participa dos grupos de estudos: Psicobiologia da Cognição Humana (UNIFESP - Departamento de Psicobiologia), e Grupo de Estudos da Linguagem e Cognição - GELC (UFABC - Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição). São Paulo, SP. http://lattes.cnpq.br/3536566997750041

WILLIAM STRUTHERS - PhD e Mestre pela Universidade de Illinois. Bacharel em Psicologia pela Universidade Wesleyana de Illinois. Coordenador do Departamento de Neurociências e Professor de Psicologia: Wheaton College Graduate School. Conferencista convidado pelo Instituto de Ciência e Religião da Universidade de Cambridge. Pesquisador Visitante do Centro de Pensamento Cristão da Universidade de Biola. Bolsista em Ciências da Religião em Oxford. Pesquisador a respeito da neurociências e cultura. Membro da Society for Neuroscience, Faculty for Undergraduate Neuroscience, Association for Psychological Science e International Neuroethics Society.

E OUTROS...


*A FTSA reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos.

Podem candidatar-se ao curso: Profissionais graduados em psicologia.

A seleção dos candidatos consiste na análise de Curriculum Vitae, podendo ser acrescentados outros critérios.

O candidato deverá apresentar a cópia do diploma de graduação (reconhecido pelo MEC), Curriculum Vitae (resumido), taxa de inscrição (pagamento boleto) e demais documentos solicitados na aba "INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS".

Envie-nos um email sobre o seu interesse. Escreva para ifamilia@ftsa.edu.br, com os dados abaixo:

Nome completo
Fones para contato (fixo e celular), com DDD
Cidade e Estado em que reside
Formação e atuação profissional

Gracielly Terziotti de Oliveira

Coordenadora da Especialização em Neuropsicologia do Instituto da Família FTSA

 Neuropsicóloga - CRP 08/20237 | Mestre em Psicologia - UEL

gracielly.terziotti@ftsa.edu.br


Iara Monteiro de Castro

Coordenadora do Instituto da Família - FTSA


Sirlei Ferezim Walderramos

Coordenadora Executiva Instituto da Família - FTSA | (43) 99905-3986


Faculdade Teológica Sul Americana

Rua Martinho Lutero, 277 – Gleba Palhano

86055-670 – Londrina – PR

Fone/Fax: (43) 3371-0200

E-mail: ifamilia@ftsa.edu.br


Envie-nos um email sobre o seu interesse e enviaremos mais informações.

Escreva para ifamilia@ftsa.edu.br, com os dados abaixo:

Nome completo

Fones para contato (fixo e celular), com DDD

Cidade e Estado em que reside

Formação e atuação profissional

O Instituto da Família FTSA tem parceria com o CDN - Centro Diagnóstico Neuropsicológico http://www.cdnsaopaulo.com.br/


O Centro de Diagnóstico Neuropsicológico foi inaugurado em 2005 em São Paulo sob a coordenação da Profa. Dra. Ruth Ferreira Santos e, em 2008, foi assumido pela Profa. Dra. Rafaela Ribeiro. O CDN tem tradição nessa formação e você poderá aprender com os melhores nessa área, pois o corpo docente é formado por uma equipe multiprofissional de pesquisadores, professores, mestres e doutores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com ampla experiência clínica e científica, e já conta com a 26ª turma em andamento.

Em 2012, o curso Especialização em Neuropsicologia do CDN foi trazido também para Londrina, sendo quatro turmas já formadas. Desde 2019, o curso de Londrina está sendo oferecido pelo Instituto da Família – FTSA, em parceria com o CDN.


A Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) é uma IES (Instituição de Ensino Superior), cujo reconhecimento foi renovado pelo MEC, através da Portaria nº 201, publicada no Diário Oficial da União em 11/04/2016. Sendo assim, a Especialização (pós-graduação lato sensu) em Neuropsicologia tem validade em todo o território nacional, conforme Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece as normas para funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil.


Saiba mais sobre o Instituto da Família - FTSA em nossa história>>

A pós-graduação (lato sensu) Neuropsicologia é um curso com validade nacional, conforme Resolução n.º 1, DE 6 de abril de 2018.