Workshop Internacional Mona Fishbane – Instituto da Família – FTSA

Workshop Internacional Mona Fishbane

Chicago é destino do Intercâmbio Internacional 2015
10 de março de 2015
Pontos a destacar numa Terapia de Casal
11 de dezembro de 2015
Chicago é destino do Intercâmbio Internacional 2015
10 de março de 2015
Pontos a destacar numa Terapia de Casal
11 de dezembro de 2015

O Instituto da Família – FTSA promoveu nos dias 14 e 15 de maio o Módulo Internacional “Amar com o cérebro: Integração da Neurobiologia com a terapia de casal” com a psicóloga e PhD. Mona Fishbane. O evento, voltado para psicólogos, assistentes sociais, médicos, pedagogos, teólogos, conselheiros e outros, teve como objetivo capacitar estes profissionais para ajudar casais a transformar suas dinâmicas interpessoais e a aumentar as habilidades da inteligência emocional e social, incluindo a regulação da emoção, empatia e respeito.

Utilizando as mais recentes descobertas da neurociência e da ciência das relações, a Dra. Fishbane trouxe um conteúdo profundo, modelos práticos e orientações que auxiliam nas intervenções para ajudar o casal a superar conflitos e Amar com o cérebro, tema também de seu último livro (Loving with the Brain in Mind: Neurobiology and Couple Therapy – NORTON & CO).

O workshop destacou a tensão entre reatividade impulsiva (impulsionada pelo cérebro emocional) e uma capacidade mais ponderada para escolher viver de acordo com os objetivos e valores (movida pela parte superior do cérebro). “Em vez de se sentirem como vítimas um do outro, os parceiros podem se tornar coautores de seu relacionamento, compartilhando a responsabilidade conjunta de suas vidas”, afirmou Fishbane.

E explicou,“estudos do cérebro mostram que a neuroplasticidade – a capacidade do cérebro mudar – pode continuar por toda a vida. É mais difícil para o cérebro adulto do que para o cérebro da criança, por isso, na idade adulta, precisamos cultivar a neuroplasticidade. Aproveitando o poder da neuroplasticidade, o casal pode desenvolver um relacionamento com flexibilidade e resiliência, podem juntos criar uma conexão amorosa e vibrante”.
Mona Fishbane é Diretora do Treinamento Avançado em Terapia de Casal e Família de Chicago Center for Family Health – Universidade de Chicago, membro da Academia Americana de Terapia Familiar e autora de diversas publicações. Nesta primeira viagem ao Brasil, ficou encantada com a cidade de Londrina, gostou de guaraná e elogiou os organizadores e participantes do evento. “Amei vocês! Espero vê-los em Chicago”, declarou em sua despedida.

Ela fez referência ao Intercâmbio Internacional que o Instituto da Família promoverá, em junho/2015 nos EUA. A VIII Viagem de Estudos – Chicago é um programa de estudos que contempla a oportunidade de adquirir habilidades e valioso conhecimento prático, através de aulas proferidas por profissionais renomados no contexto internacional e que atuam na vanguarda da terapia familiar. Entre eles, Dra. Fishbane já está confirmada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *