A construção da memória da família – Instituto da Família – FTSA

A construção da memória da família

Felizes para sempre – casar faz bem para a saúde
16 de abril de 2013
4 Chaves para pais bem sucedidos
16 de abril de 2013
Felizes para sempre – casar faz bem para a saúde
16 de abril de 2013
4 Chaves para pais bem sucedidos
16 de abril de 2013

A construção da memória da família

Descobrir formas de investir tempo com qualidade em sua família não é somente importante, mas vital para a estabilidade, unidade, saúde dos relacionamentos e saúde mental dos filhos.

As memórias boas são construídas na infância e na adolescência e através da escolha de tradições, rituais e oportunidades de vivenciar datas e lugares de forma simples e criativa. É quando as crianças estão sob a liderança dos pais que se constroem as lembranças que levamos por toda a vida, é uma co-construção onde os pais criam e lideram.

As adversidades acontecem sem que os pais tenham controle sobre elas. As perdas, os acidentes, os eventos traumáticos serão contrapostos e superados com mais saúde quando há memória de momentos alegres, divertidos e carinhosos em família.
A vida é repleta de momentos difíceis desde o nascimento, que nos fortalecem, desenvolvendo resiliência, capacidade de superação e amadurecimento. É responsabilidade dos pais, a construção de boas memórias.

A educadora Michele Borga tem estudado, pesquisado e escrito sobre este tema, como criar memória saudável e feliz da família.
Ela relata que pesquisas mostram que simples rituais aumentam sentimentos de pertencimento e aconchego e também aumento da habilidade social e desenvolvimental da criança.

A memória é construída através de momentos que se repetem e transformam-se em rituais que ficam registrados como momentos felizes e tornam-se recursos para momentos quando as adversidades chegam. É maravilhoso ter boas memórias, e como as crianças e adolescentes vão se lembrar desta época na vida adulta? Com boas ou más memórias em famílias? Este é um grande desafio. Como as boas memórias influenciarão sua vida no futuro? Quais as conseqüências da memória de coisas ruins?

Ron Luce, autor do livro ‘Recreate: Buiding a Culture in our Homes that is Stronger than the Culture Deceiving our Kids’ (sem tradução para português) relata que grande porção da cultura de uma família é construída a partir de coleção de narrativas e memórias, algumas verdadeiras e outras falsas, algumas engraçadas e outras difíceis. Toda esta vivência entre família cria uma atmosfera que nos define como somos.

Uma das chaves da construção da saúde da família é se perguntar constantemente: que tipo de memória estou criando agora, boa ou má? Não é somente pensar “o que estou fazendo neste momento para minha família ou o que estou proporcionando para a mesma, mas que tipo de memória estou imprimindo na mente dos meus filhos?”

Muitos de nós temos sofrido com a ilusão de que simplesmente temos que ganhar dinheiro extra para dar mais conforto à família, mais coisas é que irão proporcionar uma boa infância e uma boa adolescência. Constantemente nós acabamos substituindo o processo de criação de memórias significativas por presentes e coisas materiais. Também constantemente nos esquecemos que a dedicação para a criação de momentos felizes e construção de memórias boas, tem um custo irrisório, mas criarão grandes histórias de famílias e significantes lições éticas que serão guardadas na memória de nossas crianças, para que no futuro criem suas próprias heranças e legados familiares, para suas próprias crianças.

Como você gostaria de ser lembrado pelos seus filhos: como pais que fazem coisas para eles ou com eles?
Nada é mais forte do que a memória criada pela vivência em família e cabe relembrar que os pais são os responsáveis pela co-construção da boa ou má memória de seus filhos.

IARA MONTEIRO DE CASTRO – Especialista em Terapia de Casal e Família no Chicago Center for Family Health – Universidade de Chicago. Formação em Supervisão Clínica em Terapia de Casal e Família no CCFH. Especialista em Psicologia Hospitalar – USP e CCFH. Coordenadora Geral do Instituto da Família – FTSA. Psicóloga. CRP 08/02255. Londrina, PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *