Instituto promove Intercâmbio Internacional para estudos sobre Bowen – Instituto da Família – FTSA

Instituto promove Intercâmbio Internacional para estudos sobre Bowen

Baixe seu livro gratuito: Ensaios sobre masculinidades na atualidade
13 de junho de 2023
Oficina e Lançamento de Livro | Renata Machado
8 de março de 2024
Baixe seu livro gratuito: Ensaios sobre masculinidades na atualidade
13 de junho de 2023
Oficina e Lançamento de Livro | Renata Machado
8 de março de 2024

Instituto promove Intercâmbio Internacional para estudos sobre Bowen

A coordenadora do Instituto da Família FTSA, Iara Monteiro de Castro, e um grupo de 12 profissionais ligados ao Instituto como docentes, alunos e ex-alunos embarcaram, esta semana, para os Estados Unidos com o objetivo de participarem da 4ª Conferência Internacional sobre Teoria dos Sistemas de Bowen, que se realizará em Miami, na Universidade de Albizu em Doral, Flórida, de 22 a 24 de fevereiro de 2024.

O Intercâmbio Internacional que promove educação continuada para estudantes do curso de Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família, já faz parte das programações do Instituto da Família FTSA, no entanto, neste ano, o Instituto estreitou laços numa parceria inédita com a “A Florida Family Research Network”, instituição organizadora do evento, que proporcionou o desconto de 50% na inscrição aos integrantes do grupo.
Segundo a organização, essa conferência é o primeiro encontro híbrido (presencial e online) e bilíngue de Bowen realizado em qualquer lugar do mundo, com palestrantes de todos os cinco continentes e participantes de mais de 14 países.

“Nós ajudamos na divulgação e na montagem deste grupo, que contribuirá com o aprofundamento do tema e proporcionará mais ferramentas para o nosso trabalho clínico na terapia de casal e família. Representaremos a FTSA, buscando possíveis novas parcerias para nosso programa de Intercâmbio Internacional”, enfatizou a coordenadora, Iara Monteiro de Castro.

Teoria de Bowen

A teoria de Bowen, também conhecida como Terapia Familiar Sistêmica, foi desenvolvida por Murray Bowen. Esta abordagem psicoterapêutica foca nas relações familiares e nos padrões de interação entre os membros da família. A teoria de Bowen sugere que os problemas emocionais e psicológicos de um indivíduo são influenciados pela dinâmica familiar e pelas relações interpessoais.

Murray Bowen acreditava que a compreensão das dinâmicas familiares poderia ajudar a melhorar a saúde emocional de cada membro da família. A terapia de Bowen enfatiza a importância de estabelecer limites saudáveis, promover a autonomia individual e reduzir a ansiedade emocional através do autoconhecimento e da autorregulação.

Mais sobre o evento, acesse aqui >>

Comments are closed.