O poder terapêutico das histórias e dos contos – Instituto da Família – FTSA

O poder terapêutico das histórias e dos contos

Oficina e Lançamento de Livro | Renata Machado
8 de março de 2024
Oficina e Lançamento de Livro | Renata Machado
8 de março de 2024

O poder terapêutico das histórias e dos contos

Era uma vez um homem que sozinho observava uma borboleta lutando para sair de seu casulo. Vendo seu esforço, decidiu ajudá-la…

Contos como “A Borboleta e o Casulo” são poderosos instrumentos pedagógicos e terapêuticos, utilizados para trabalhar temas como escolhas, mudanças significativas, busca de sentido na vida e outros.

De acordo com a Prof. Denise Zugman, os contos de tradição oral e as metáforas oferecem uma forma mais indireta de abordar questões delicadas, permitindo que o indivíduo se identifique com as personagens, seus desafios e suas transformações.

“Conhecidos como contos populares, lendas e mitos, apresentam elementos simbólicos, arquetípicos e universais que abordam questões humanas e emocionais. No contexto terapêutico, podem ser utilizados como recursos para estimular a reflexão, a ressignificação de situações, a busca de soluções e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, explica.

Esse é o conteúdo que, a Especialista em Família, Dinâmicas e Processos de Mudança, falará durante os dois dias de Workshop no Instituto da Família – FTSA. O objetivo é apresentar aos participantes as possibilidades e utilizações dos contos como uma ferramenta no processo terapêutico individual, conjugal ou familiar.

 

WORKSHOP 2024
CONTOS COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA
O poder terapêutico das histórias e dos Contos de tradição oral

Dias 26, 27 de abril de 2024 no Centro de Eventos da FTSA

 

Denise Zugman é Mestre em Psicologia
Especialista em Família, Dinâmicas e Processos de Mudança
Possui certificação pelo Chicago Center for Family Health – Chicago University em parceria com o Instituto da Família FTSA
Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – Interfaci/Houston Galveston Institute/Taos Institute
Idealizadora e coordenadora do Projeto Tecendo Redes – Ateliê de tecelagem e Contos de Tradição Oral com famílias em vulnerabilidade social

 

Confira o Conteúdo Programático e como se inscrever na página do evento.

Ir para página do evento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *