Terapia Narrativa – Instituto da Família – FTSA
A escolha do cônjuge e o contrato conjugal
21 de junho de 2018
Encontro de Psicólogos em Foz do Iguaçu terá representante do Instituto da Família – FTSA
5 de setembro de 2018
A escolha do cônjuge e o contrato conjugal
21 de junho de 2018
Encontro de Psicólogos em Foz do Iguaçu terá representante do Instituto da Família – FTSA
5 de setembro de 2018

Maria Angela Teixeira, integrante do corpo docente convidado do Instituto da Família – FTSA, é a “anfitriã” no curso que proporcionará um encontro com o Dulwich Centre Austrália, berço da Terapia Narrativa. O evento na Bahia, em Salvador, é um módulo avançado para profissionais que já conhecem a Teoria Narrativa.

A professora Rafaela Weidmann, que participará também como representante do Instituto da Família-FTSA, enviou um depoimento explicando um pouco sobre o que é a Terapia Narrativa e como ela torna o indivíduo agente ativo e transformador de sua própria história. Confira:

O QUE É TERAPIA NARRATIVA?
A abordagem narrativa surge na pós-modernidade e propõe várias reflexões úteis para o campo familiar. Sua preocupação não está na forma como as pessoas se comportam, seu diagnóstico ou sua personalidade, mas sim em como damos significado aos eventos que acontecem em nossa vida.
Um dos objetivos mais interessantes da terapia narrativa, no meu ponto de vista, é o de habilitar o indivíduo a se tornar um autor ativo da sua própria história, fugindo dos padrões culturais opressores e buscando um novo enredo para sua vida.

Estudar, pesquisar e atuar com a Terapia Narrativa nos possibilita enxergar a vida de uma forma diferente, menos dramática e mais fluida, costumo brincar que se torna uma filosofia de vida, um caso de amor.

Meu primeiro contato com a Terapia Narrativa foi durante o Curso de Pós-Graduação em Terapia de Casal e Família, oferecido pelo Instituto da Família-FTSA. As aulas sempre tão bem preparadas, os conteúdos instigantes e a aplicabilidade dessa linha de pensamento me fizeram estudar mais. Agora, estar em Salvador fazendo um módulo internacional sobre o tema é um grato presente.

O Curso em Terapia Narrativa, tão brilhantemente organizado pela nossa querida Maria Ângela Teixeira, nos proporcionará um encontro com o Dulwich Centre da Austrália, berço da Terapia Narrativa. Nesses quatro dias de curso teremos contato com o que há de mais atual e inovador nesse campo de estudos. Trarei na bagagem muito mais que a alegria e a simpatia do povo baiano e assim, espero compartilhar os conteúdos aprendidos aos alunos da pós e a todos que tiverem interesse e dela puderem se beneficiar.

Vamos aprender a externar os problemas, enriquecer nossas histórias alternativas. Isso é Terapia Narrativa.
Rafaela Weidmann – Docente orientadora do trabalho final de avaliação da Especialização: Formação em Terapia de Casal e Família no Instituto da Família – FTSA.

Mais informações sobre o evento: www.mariaangelateixeira.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *