Conhecendo o cérebro através da Neurociências – Instituto da Família – FTSA

Conhecendo o cérebro através da Neurociências

Livraria Book Room oferece livros especializados
Embarque nesta Viagem de Estudos no Wheaton College
Livraria Book Room oferece livros especializados
Embarque nesta Viagem de Estudos no Wheaton College
17 de janeiro de 2019

Como funciona o cérebro humano? E como ele define comportamentos? O cérebro é capaz de processar informações gravadas durante uma vida toda com uma rapidez impressionante, superior a qualquer computador da atualidade. Essas informações podem não apenas trazer as memórias à tona, mas, conduzir o ser humano para novas ações.

Há cem anos, Santiago Ramón y Cajal, anatomista espanhol, declarou a respeito dos neurônios: “são as misteriosas borboletas da alma, cujo bater de asas poderá algum dia – quem sabe? – esclarecer os segredos da vida mental”. Cajal ganhou o prêmio Nobel de Medicina e o título de pai da Neurociência moderna.

A Neurociência é uma ciência interdisciplinar que agrega diversas áreas, muito além da biologia onde se originou. Principal foco é estudar o sistema nervoso, sua estrutura e desenvolvimento, relacionando-o ao comportamento humano. Temas como a complexidade das memórias, equilíbrio das emoções, capacidade de aprendizagem, linguagem, são abordados no seu estudo sistemático.

Cada vez mais cientistas, pesquisadores, psicólogos, psiquiatras, médicos e outros profissionais se dedicam a Neurociências, na tentativa de responder às interrogações e desvendar os mistérios do cérebro humano. Por isso, o Instituto da Família – FTSA preparou um curso de capacitação com o objetivo de integrar os pressupostos teóricos da Neurociências aos mais diversos relacionamentos vivenciados pelo indivíduo em seu dia a dia: Neurociências Relacional e Psicoterapias.

“É um curso extremamente relevante, pois, instiga aos terapeutas que tenham novos conhecimentos a respeito do cérebro, sua estrutura, desenvolvimento e sua relação com o comportamento e a mente, propiciando um entendimento mais claro do funcionamento cerebral e emocional de seus clientes”, explica a coordenadora do curso, psicóloga e mestre em educação, Karla Fernanda Suenson Sales.

O curso foi oferecido primeiramente aos ex-alunos Instituto da Família – FTSA, mas, para a próxima turma as vagas estão abertas a todos. ‘”Assim como nossos estudantes, que já receberam uma sólida formação em terapia de famílias e suas interfaces, os demais profissionais poderão integrar seus conhecimentos aos novos conceitos da Neurociências”, enfatiza a coordenadora.

Confira a data dos módulos de estudo, que contempla a presença de mestres e doutores do Paraná e São Paulo. Além do módulo internacional, já confirmado para abril de 2019, com John Rolland, MD, MPH – com o  tema “O envelhecimento, o cérebro, seus transtornos e os recursos na terapia familiar”, nos dias 05 e 06 de abril/2019 (sexta e sábado), no Centro de Eventos da FTSA.

Para mais informações sobre o curso de Neurociências Relacional e Psicoterapias, acesse aqui>>