Quem eu quero ser durante a crise…? – Instituto da Família – FTSA

Quem eu quero ser durante a crise…?

Um intruso em nossas vidas
5 de maio de 2020
A vida nos “pregou uma peça”
20 de maio de 2020
Um intruso em nossas vidas
5 de maio de 2020
A vida nos “pregou uma peça”
20 de maio de 2020

REFLEXÃO – Em tempos de coronavírus – 

Bem-vindo a Holanda!

Este é o título de um texto escrito por Emily Perl Kingsley, publicado em 1987, no qual ela descreve sua experiência como mãe de uma criança especial.

O objetivo seria o de esclarecer às pessoas, a vivência com um filho portador da síndrome de Down.  A autora compara a chegada do nascimento de seu filho, dos sonhos que manteve no período de espera, com uma desejada viagem de férias à Itália. Realiza-se todo um planejamento, tempo de preparação e finalmente chega o dia tão esperado. O clima é de muita alegria e expectativa.  Porém, durante a viagem é informada de um desvio de rota, não aterrissando no destino e sim em outro país – a Holanda.  E lá deveria permanecer.

Nestes dias de coronavírus (COVID-19) o mundo todo vive algo semelhante.  O inesperado aconteceu, um grande desconforto e incômodo se instala. Somos cercados por dúvidas, incertezas, tomadas de decisões em cenários duvidosos e nunca experimentados. Algo comparado com… como se as pessoas estivessem caminhando pela margem de um rio que sabiam trilhar e de repente precisam passar à outra margem. Tudo muda tão rapidamente. Novo caminho, novas rotinas, novas demandas, novas possibilidades.

Surge então a pergunta: Quem eu quero ser durante a crise do COVID-19?

Talvez encontremos a resposta nestas palavras: “A gente precisa continuar acreditando que vale a pena ser honesto, que vale a pena estudar, que vale a pena trabalhar. Que é preciso construir a vida, o futuro, o caráter, a família, as amizades e os amores”.  Lya Luft

Itália ou Holanda – faça a sua escolha!

Layne Araújo Ribeiro
Psicóloga CRP 08/21148. Londrina PR
Especialista em Terapia de Casal e Família
Especialista em Aconselhamento Familiar
Graduada em Direito
Coordenou a Especialização em Aconselhamento Familiar (2008-2013)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *